O PROFESSOR

Prof. Calixto
Prof. Calixto

O que é ser Professor?

Antes porém, devemos responder: Sou professor? ou Estou professor?

Comecei como instrutor em 1972. Ministrava cursos de equipamentos para funcionários e clientes. Ministrei curso de eletrônica básica para os técnicos da empresa. Nessa época minha profissão era Técnico, Supervisor, chefe, gerente então, eu “estava professor” em alguns momentos.

Em 1991 iniciei como professor no Colégio Objetivo de Sorocaba e, aos poucos e com a ajuda de outros professores iniciei o  terceiro e mais ousado e difícil curso da minha vida: “SER PROFESSOR” e, mesmo tendo já passados 27 anos, continuo aluno nesse maravilhoso curso. (em  minha opinião, o primeiro e mais ousado e difícil curso é o de ser cônjuge, o segundo é o de ser pai)

Em muitos momentos lembrei-me da professora Ruth, minha professora da primeira série do primário (atual FUND I), da Professora Marta, do Professor Pastorelli, enfim, foram tantos ao longo de desses anos de estudo. Mais recentemente dos meus professores das pós-graduações, colegas de trabalho, dos coordenadores, diretores, pedagogos.

Porém, sempre lembro dos referentes: “OS ALUNOS”

Dizem os filósofos da vida que para entender os pais, tem que ser pai! acredito que para entender a vida do professor, só sendo um deles!

Cada aluno é um ser único, exclusivo, diferente e traz consigo uma experiência única e exclusiva e cabe ao professor tentar entender essa complexidade de necessidades, o que nem sempre é possível, mas creiam, estamos sempre a tentar.

Para mim é maravilho encontrar um aluno ou ex-aluno na rua, no shopping, no restaurante ou em qualquer lugar e ser reconhecido e apresentado aos pais, cônjuges e amigos como “Meu professor”, me perdoe papai do céu, mas fico orgulhoso, mas é um orgulho de felicidade por sentir que contribuí um pouco com a formação da pessoa.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina (20/08/1889 – 10/05/1995)

Outro grande desafio do professor é manter-se atualizado, “antenado” no aluno, que a cada ano é diferente. As aulas que ministro hoje são completamente diferentes das aulas de 20, 15 ou 10 anos atrás, daí entender que para ser professor a premissa básica é ser aluno sempre.

Acredito que nunca me formarei nessa escola, pois serei um eterno aluno, assim, ser professor é mais que uma profissão, é uma missão!

Parabenizo todos meus parentes e colegas professores e a todos os meus ex-professores, e sem vergonha de declarar: eu copio o que você fazem, isso é parte do meu aprendizado.

Mensagem do filósofo Paulo de Tarso:

“Aquele que é chamado ao  ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine” Romanos 12,7

Prof. Calixto Silva Neto